quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Apresentação do meu Painel no Congresso Nacional de Secretarios de Estados de Administração - CONSAD

 Apresentando as Etapas do Projeto de BI  para o congressista do CONSAD
 Ministrando palestra sobre as Técnicas de BI (business Intelligence)
Aguardando iniciar apresentação.

Resumo:Com a informatização dos processos no setor público através de ferramentas para controle coorporativo, gerou-se uma grande quantidade de dados armazenados em diversos sistemas transacionais. Estes dados não utilizados foram coletados e manipulados, para a otimização dos processos do Governo. Para otimizar o cenário da gestão pública, numa esfera altamente dinâmica,  foi criado o projeto de BI (Business Intelligence), "uma técnica" para analisar e compreender melhor os assuntos trabalhados. Com os resultados foi possível melhorar a auditoria e buscar novas alternativas para uma melhor gestão de Governo, o qual segue o principio de uma Gestão Inteligente, por meio da ferramenta Business Objects, na qual dispõe de um módulo que permite a criação e formatação de relatórios gerenciais, flexível e dinâmicos e outro módulo que gere um ambiente mais  pontual que é o painel de indicadores, que permite visualizar os dados corporativos de uma maneira muito mais intuitiva e de fácil compreensão através de gráficos interativos, dinâmicos que possibilitam métodos para facilitar o controle de metas e fazer Xcelsius para simulação de ambientes futuros para o processo de tomada de decisão. É neste contexto que o Governo de Mato Grosso, definiu objetivos estratégicos para melhorar o desempenho da sua gestão publica estadual, inserindo o Sistema de Informações Gerenciais, propiciando a centralização das informações gerenciais e estratégicas do Estado em um ambiente confiável, flexível e estratégico aos gestores que poderão tomar suas decisões baseadas em fatos e não em mera especulação.

A apresentação do projeto possibilitou a divulgação das ações que estavam sendo desenvolvida pelo Governo Estadual de MT.  Além de possibilitar que as demais Secretarias de Administração do Brasil, conhecesse o sistema  para aplicar em sua gestão". 

Guimarilza Barbosa de Souza é Coordenadora de projetos  e Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação. Para conversar mais sobre o assunto, entre em contato pelo  guimarilza@gmail.com


Um comentário: