Neste blogs serão abordados as melhores práticas aplicadas ao Gerenciamento de projetos, conceitos Business Intelligence em Geral, ferramentas de BI, gestão de projetos em BI, Gestão de TI e outras áreas afins. Bem como as melhores práticas e as dificuldades vivenciadas no dia à dia etc.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
ENQUETE: Na sua opinião, qual é a área de Conhecimento mais importante do Gerenciamento de Projetos ? E por que?
Penso que o trabalho do gestor de um projeto é primariamente lidar com pessoas e resultados (positivos ou negativos). Tudo mais seria fruto de como você se relaciona com seu recurso "Pessoas" e o quanto você consegue obter de resultados positivos, seja, estes em forma de tempo, custo, qualidade ou risco. Nesse sentido eu apontaria "Recursos humanos" e "Comunicações".
Acredito que na verdade um conhecimento complementa o outro e que a junção e equilíbrio de todos encaminham um projeto em direção ao sucesso. Vejamos bem o porque: 1) Escopo: se você não delimita o foco do seu projeto e direciona os esforços com um objetivo determinado, está fadado a girar de todos os lados sem na verdade ir a direção alguma; 2) Comunicações: é impossível se comunicar dentro de uma equipe ou com o cliente por "telepatia". Onde este ponto é ignorado o projeto já está condicionado a nascer mudo e morrer calado. Saber ouvir e contrapor pontos importantes dinamiza o andar do projeto. 3) Recursos Humanos: é importante ter em mente que para se alcançar o sucesso de um projeto é importante que um projeto conte com pessoal qualificado e comprometido. São as pessoas que movem o projeto com suas idéias, compromentimento e força de trabalho. 4) Integrações: compreender ou ter uma visão ampla de como integrar soluções existentes ou promissoras expande o alcance e eficácia de um projeto. 5) Qualidade: este deve ser o principal objetivo de um projeto, entregar algo que atenda as necessidades de um determinado contexto com qualidade, garantindo assim a continuidade dos processos e meios de produção de maneira segura e eficaz. Um produto que se encaixa dentro daquilo que se é esperado e planejado demonstra que o projeto cumpriu o seu papel e ainda tem muito mais a oferecer. 6) Riscos: é necessário compreender que nem tudo o que é idealizado pode ocorrer da maneira desejada e está sujeito a possível influência de n fatores possíveis, sendo assim o conhecimento dos riscos aos quais o projeto está sujeito é primordial para que seja traçado um plano de contra-ataque/contigenciamento. 7) Custo: ter consciência de que um projeto demanda investimentos requer da etapa de planejamento uma avaliação precisa do que está disponível e do que é necessário para que "surpresas indesejáveis" ou decisões equivocadas não levem um projeto a falência e se encerre pelo caminho. 8) Tempo: saber empregar o tempo de maneira otimizada e em favor do que deve ser realizado é primordial na conclusão de um projeto e entrega do produto final, assegurando assim a confiança nos meios ou processos utilizados para produção deste produto entregue. 9) Aquisições: um projeto precisa dos recursos necessários e adequados para oferecer um ambiente propício e produtivo para concepção de um produto.
Escopo, porque o Escopo é igual a Custo + Tempo + Qualidade, através do Escopo definimos os resultados principais e a aceitação do projeto.
ResponderExcluirAcredito na area do Recursos Humanos, afinal sem Eles não haverá começo nem o fim de um projeto.
ResponderExcluirConcordo com o Miquéias, por que o escopo claro resulta num produto objetivo.
ResponderExcluirEscopo
ResponderExcluirDepende do projeto mas a maioria das vezes acho que é o custo.
ResponderExcluirPenso que o trabalho do gestor de um projeto é primariamente lidar com pessoas e resultados (positivos ou negativos). Tudo mais seria fruto de como você se relaciona com seu recurso "Pessoas" e o quanto você consegue obter de resultados positivos, seja, estes em forma de tempo, custo, qualidade ou risco. Nesse sentido eu apontaria "Recursos humanos" e "Comunicações".
ResponderExcluirComunicação...
ResponderExcluirAcredito que na verdade um conhecimento complementa o outro e que a junção e equilíbrio de todos encaminham um projeto em direção ao sucesso.
ResponderExcluirVejamos bem o porque:
1) Escopo: se você não delimita o foco do seu projeto e direciona os esforços com um objetivo determinado, está fadado a girar de todos os lados sem na verdade ir a direção alguma;
2) Comunicações: é impossível se comunicar dentro de uma equipe ou com o cliente por "telepatia". Onde este ponto é ignorado o projeto já está condicionado a nascer mudo e morrer calado. Saber ouvir e contrapor pontos importantes dinamiza o andar do projeto.
3) Recursos Humanos: é importante ter em mente que para se alcançar o sucesso de um projeto é importante que um projeto conte com pessoal qualificado e comprometido. São as pessoas que movem o projeto com suas idéias, compromentimento e força de trabalho.
4) Integrações: compreender ou ter uma visão ampla de como integrar soluções existentes ou promissoras expande o alcance e eficácia de um projeto.
5) Qualidade: este deve ser o principal objetivo de um projeto, entregar algo que atenda as necessidades de um determinado contexto com qualidade, garantindo assim a continuidade dos processos e meios de produção de maneira segura e eficaz. Um produto que se encaixa dentro daquilo que se é esperado e planejado demonstra que o projeto cumpriu o seu papel e ainda tem muito mais a oferecer.
6) Riscos: é necessário compreender que nem tudo o que é idealizado pode ocorrer da maneira desejada e está sujeito a possível influência de n fatores possíveis, sendo assim o conhecimento dos riscos aos quais o projeto está sujeito é primordial para que seja traçado um plano de contra-ataque/contigenciamento.
7) Custo: ter consciência de que um projeto demanda investimentos requer da etapa de planejamento uma avaliação precisa do que está disponível e do que é necessário para que "surpresas indesejáveis" ou decisões equivocadas não levem um projeto a falência e se encerre pelo caminho.
8) Tempo: saber empregar o tempo de maneira otimizada e em favor do que deve ser realizado é primordial na conclusão de um projeto e entrega do produto final, assegurando assim a confiança nos meios ou processos utilizados para produção deste produto entregue.
9) Aquisições: um projeto precisa dos recursos necessários e adequados para oferecer um ambiente propício e produtivo para concepção de um produto.
era só pra comentar não escrever uma redação.
Excluir